Páginas

1808 (Edição Juvenil Ilustrada)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013
1808 resgata e relata de forma acessível um dos momentos mais singulares da história do Brasil: a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro e a transformação do Brasil-colônia em capital do império português.

 A irresistível história de como a chegada da corte lusitana no Brasil mudou para sempre o destino do país é contada pelo jornalista Laurentino Gomes, responsável por um trabalho de dez anos de investigação jornalística para escrever o livro. A apuração rigorosa resulta numa reconstituição histórica primorosa do clima da época, marcado pelas guerras napoleônicas, pelas revoluções republicanas e pela escravidão.
Eu não sei como é a edição original, mas a edição ilustrada é linda, cheia de desenhos e detalhes maravilhosos. A capa é muito bem feita, todos os detalhes em dourado da capa e das orelhas têm o estilo laminado/metalizado e estão em relevo, assim como o nome do autor e o desenho de D. João VI. Logo nas primeiras páginas, tem um calendário, com todos os acontecimentos que marcaram a história desde a Revolução Francesa até a independência do Brasil, tem até o lançamento do livro dos irmãos Grimm, que me fez lembrar que preciso terminar de assistir a 2° temporada da série.
São poucas as páginas do livro que não têm uma ilustração, as vezes elas são bem grandes e outras super pequenas, a maioria delas têm uma legenda embaixo só pra gente saber o que elas representam e todas são fiéis à história. É uma pena que a câmera do meu celular não seja boa pra vocês verem direitinho cada detalhe do livro.
Eu nunca tinha lido nada como esse livro, apesar de ter ouvido muito dele, sempre tive medo de que ele fosse uma aula de História, eu gosto da matéria de História, mas as vezes ela se torna entediante e eu temia que o livro me desse tédio também.

Me enganei muito pensando assim, 1808 é ótimo, a leitura é muito fácil e os personagens são marcantes e muito bem descritos. Mesmo que a edição juvenil não contenha todos os personagens e cenas que contém a edição original, não está faltando nada, tudo o que realmente importa foi colocado no livro. A narrativa é engraçada, não sei se é por ser direcionada ao público jovem ou se é o modo do autor escrever, pretendo ler a edição original pra saber.

O autor é super fiel aos fatos e não escreve nada mais do que realmente aconteceu, posso dizer que os dez anos de investigações, valeram muito a pena, pois 1808 é maravilhoso, um ótimo livro para quem quer conhecer mais da história do nosso país e as pessoas que contribuíram, mesmo que indiretamente, para tornar o Brasil o país que é hoje.

Estou louca para ler o resto da trilogia, para conhecer um pouco mais sobre a obra do autor e, principalmente, conhecer mais sobre a história do meu país. Recomendo que todos façam o mesmo, 1808 é contagiante e engraçado, fundamental para quem quer conhecer os fatos que auxiliaram para a formação do Brasil.

Esse foi o primeiro livro reportagem que li e gostei, espero que vocês leiam e gostem.

Autor: Laurentino Gomes
Número de Páginas: 146 
Editora: Planeta

  • Sobre o Autor:


Autor do livro 1808, sobre a fuga da família real portuguesa para o Brasil, o escritor Laurentino Gomes ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, nas categorias Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção.
Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e permaneceu três anos consecutivos na lista dos livros mais vendidos de Portugal e do Brasil. Nascido em Maringá, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo.
Trabalhou como repórter e editor para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja e foi diretor da Editora Abril. É membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo