Páginas

Pra você eu conto

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Juca resolve contar ao seu neto Chico a emocionante história de sua primeira paixão: Marta, a professora de História que luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul. Ele retorna ao passado e revive os seus catorze anos, na época do Estado Novo, quando forças opressivas predominavam.

O que era pra ser mais um dia normal na escola para o tímido Juca, muda sua vida para sempre. O garoto se apaixona por Marta, a professora de História desde o primeiro momento em que a vê e se admira ainda mais com sua história, com a sua coragem e a sua força de vontade.

Além de ensinar o que é o amor a Juca, Marta também o faz enxergar o mundo com outros olhos.
Gente, que livro mais fofo. Não se deixem enganar pelo número de páginas, apesar de serem poucas, a história que contém nele é ótima e viciante, quando percebi já havia terminado de lê-lo e fiquei desejando mais.

Narrado por Juca, em Pra você eu conto, ele retorna ao passado e conta ao seu neto Chico a história de seu primeiro amor, um amor que o transformou totalmente. Aos catorze anos, ele conhece Marta a nova professora de História que luta contra o regime nazista e a opressão no Rio Grande Sul, ela meche com o coração do jovem de uma forma que jamais havia acontecido e, quando ele percebe, já está com ela na luta por um país melhor.

Eu nunca tinha lido nada do Moacyr Scliar, não por falta de vontade mas falta de oportunidade mesmo e quando minha professora me deu ele foi a coisa mais linda de todas - obrigada Suely ♥ -, quando li a descrição do livro, quase fiquei desanimada pensando que seria uma histórinha boba de um casal imposível de apaixonados que ficariam juntos no final. Mas não chega nem perto disso.

Juca vive com seu pai e os três irmãos mais velhos que trabalham duro para pagar o colégio em que Juca estuda, eles querem que o garoto tenha a educação que eles não tiveram a oportunidade de ter. O garoto se esforça para recompensar o esforço do pai e dos irmãos, mas nem sempre tem notas tão boas como esperam dele. Além de ser tímido e até um pouco covarde.

Já Marta é uma professora que foi demitida de várias outras escolas por culpa de seu comportamento e pensamentos sobre o nazismo. Mora com a mãe que sofreu um derrame numa pequena casa. Ela é determinada e luta pelos seus objetivos, mesmo que todos tentem impedi-la de fazê-lo.
Li esse livro assim que cheguei da escola, ele é pequenininho, tem desenhos super bem feitos e uma ótima história. Ele me prendeu de um jeito que não me deixou dormir antes de completar a leitura. Acho que não levei mais de uma hora pra lê-lo inteiro.

Acho que o fato de ter nazismo na história chamou bastante minha atenção pra leitura, a matéria de História é minha preferida e eu tenho uma certa fascinação pela Segunda Guerra Mundial, não pensem mal de mim, ok? Não concordo com guerras, nem com ditadores malucos, nem com uma chacina como a ocorrida nesse período, não mesmo. Só estou querendo dizer que esse é um dos fatos que eu mais gostei de estudar até agora e aprender mais sobre ele através de uma leitura como Pra você eu conto é muito bom.

O nazismo não é o foco principal do livro, mas a luta de Marta contra ele e a revolução que essa luta causou na pessoa de Juca. O garoto tímido e covarde passa a enfrentar os professores e o próprio diretor da escola para ajudar Marta, para ficar perto dela, não se importando com as consequências de sua atitude, como a expulsão da escola que seu pai e irmãos sofrem tanto para pagar. O amor pela professora revolucionou muito mais que seu coração, mudou pra sempre sua forma de ver o mundo.

Pra você eu conto é um livro muito bom, gostei demais dele, recomendo mesmo a todos, como já disse, ele é pequenininho e a leitura é super leve e viciante, quando derem por si já terão concluído ele todinho. Seria ótimo se vocês também conhecessem o Juca e entrassem com ele na luta de Marta, garanto que ela também mudará bastante o ponto de vista com que vêem o mundo, da mesma forma como mudou o meu e o de Juca.

De todas as coisas que aprendi com esse livro, levarei pra sempre o exemplo de Marta que não desistiu mesmo que parecesse loucura, mesmo que parecesse impossível, mesmo que não existisse ninguém para apoia-la.


Autor: Moacyr Scliar
Número de Páginas: 66
Editora: Atual

• Sobre o Autor:

Nasceu em Porto Alegre em 1937. Autor de mais de setenta livros em vários gêneros, romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil, suas obras foram publicadas em mais de vinte países, com grande repercussão crítica. Recebeu numerosos prêmios, como o Jabuti (1988, 1993 e 2000), o APCA (1989) e o Casa de las Américas (1989). Foi colaborador em vários órgãos daimprensa no país e no exterior. Teve seus textos adaptados para cinema, teatro, televisão e rádio, inclusive no exterior. Foi médico e membro da Academia Brasileira de Letras. Morreu em março de 2011. (Fonte)

2 comentários:

  1. eu gosto da parte em que juca beijou a professora...quase que eu chorei lendo esse livro na frente da minha familia,essa parte é muito emoçionante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é muito emocionante. A relação entre Juca e Marta é ótima, rende algumas lágrimas.

      Excluir

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo