Páginas

Galeria Fosca

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
A editora Globo selecionou textos que trouxessem à tona o escritor jovem e inquieto que Erico Verissimo foi, textos que com o tempo se tornaram inacessíveis ao leitor e mereciam ser reeditados. A seleção foi feita através de três fontes: a Revista do Globo, da qual Erico foi editor; um volume de contos e artigos intitulado As mãos do meu filho e o primeiro volume da coleção completa de sua obra, editada em 1956.

Galeria Fosca reúne textos de Erico Verissimo selecionados pela editora Globo. Contos, crônicas e ensaios sobre literatura com temas e personagens diversos mostram ao leitor muito mais do que simples histórias, mas também opiniões do autor sobre a sociedade e vários outros temas, permitindo que o leitor conheça um pouco do ponto de vista do autor através de contos e crônicas com personagens marcantes ou de forma mais direta através de um artigo.
Como eu já disse, esse livro lindo com a capa dura, folhas amareladas e com um cheiro muito bom foi presente do Italo e eu o agradeço muito por ter me dado a oportunidade de conhecer Erico Verissimo através de um livro tão bom como esse.

Textos selecionados pela editora Globo formam o conteúdo de Galeria Fosca. Contos, crônicas e artigos de Erico Verissimo, principalmente os escritos para a Revista do Globo, são reunidos para criar o livro que me fez conhecer o autor e seu trabalho, suas opiniões sobre diversos assuntos e sua capacidade de criar personagens e situações marcantes.

Não sou muito fã de livros de contos, poesias ou qualquer coisa que não seja um Romance, sempre folheio livros de contos e leio alguns mas essa foi a primeira vez que li um inteiro. O autor escreve de forma tão boa que foi impossível ler só alguns contos como eu sempre fiz, li todos os contos, artigos, ensaios, crônicas e adorei todos, ou a maioria. Galeria Fosca foi um ótimo livro para eu começar a ler Erico Verissimo e também ler outros livros de contos.

Cada crônica e conto traz personagens e situações diferentes, alguns emocionantes e outros engraçados, ou até mesmo assustadores. É possível saber a opinião do autor através de vários textos, algumas situações são tão atuais e suas opiniões sobre elas são ainda mais atuais, foi fácil se identificar com alguns de seus pensamentos. O autor escreve de um forma de fácil compreensão e expressa sua opinião de um forma direta, sempre argumentando e fazendo o leitor entender os seus motivos para que nada fique sem uma explicação.

É claro que eu já tenho os meus textos favoritos, falarei um pouco deles para vocês: Alô, gângster! foi o que eu achei mais engraçado e mostra o efeito que as palavras podem ter na vida de um pessoa; O elemento humano mostrou como julgamos muito as pessoas, como as tornamos diferentes do que elas realmente são; O professor dos cadáveres é assustador e eu o adorei por ter um suspense que te deixa super tenso, é possível deduzir alguma coisinha através do título; Monteiro Lobato no céu foi o mais emocionante de todos, foi escrito quando o autor descobriu sobre a morte de seu amigo escritor e permite ao leitor conhecer a personalidade de Monteiro Lobato, nunca parei pra vê-lo da forma como ele é descrito por Erico; Reflexões sobre o romance-rio é o texto escrito em 1937 mais atual que eu já li, traz a opinião do autor sobre a velocidade em que a sociedade vem vivendo, sempre com pressa, sempre sem tempo, sem dúvidas foi o que eu mais gostei.

Recomendo muito o livro para quem quer conhecer o autor, acho legal conhecer autores através de livros que deixem suas opiniões bem claras e é esse o caso nesse livro. Depois de lê-lo, cheguei à conclusão de que preciso começar a ler mais livros de contos e conhecer mais obras de Erico Verissimo, pois, se seus outros livros se compararem aos textos reunidos em Galeria Fosca, eles serão ótimos.


Autor: Erico Verissimo
Número de Páginas: 136
Editora: Globo

• Sobre o Autor:


Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta, em 1905 e faleceu em Porto Alegre, em 1975. Concluiu o 1º grau (antigo ginásio) em Porto Alegre. De volta a sua cidade natal, empregou-se no comércio, foi bancário e sócio de uma farmácia. Em 1930, transferiu-se para Porto Alegre, onde, depois de trabalhar algum tempo como desenhista e de publicar alguns contos na imprensa local, empregou-se na Editora Globo como secretário do Departamento Editorial. Viajou duas vezes aos Estados Unidos, onde ministrou cursos de literatura brasileira. (Fonte)

4 comentários:

  1. Ooi Tati querida, como vai?
    Saudades de você ^^
    Gostei da tua resenha, me deixou curiosa para ler o livro, eu leio de tudo, mas nunca li um livro com contos, tenho dois para ler, e depois da sua resenha vou procurar esse, pois parece ser muito bom!!!

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu tô bem sim e estava morrendo de saudades. *--*
      O livro é muito bom, começarei a dar mais valor a livro de contos graças a ele, os textos selecionados são ótimos. Eu tenho vários livros de contos aqui em casa, procurarei lê-los. Se der, leia sim, ele é ótimo. Espero que goste :3

      Excluir
  2. Tatita,
    que bom que gostou *---*
    Fico feliz que esse livro tenha te feito conhecer Érico Veríssimo e tals
    eu nunca li nada dele -apesar de ter começado a ler um :/
    Mas lerei depois hihi
    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo