Páginas

O Retorno do Jovem Príncipe

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ao viajar sozinho para a Patagônia, um homem encontra na beira da estrada um adolescente desacordado e o socorre. Quando o garoto acorda e revela o motivo de ele ter sido encontrado na beira da estrada, faz perguntas e diz mais sobre si mesmo e o lugar de onde veio, o homem percebe que o jovem é o Pequeno Príncipe que Antoine de Saint-Exupéry eternizou em seu livro.

Durante todo o percurso até a Patagônia  eles embarcam num dialogo sobre temas diversos e cotidianos na vida do homem, como a felicidade, guerras, humildade, julgamentos, consumismo e outros assuntos tão comuns que muitas vezes não paramos para pensar o que eles realmente significam. 
Esse é o ultimo livro que minha tia me emprestou, ela também emprestou O Pequeno Príncipe, Sonho de Uma Noite de Verão e A Montanha Encantada, então quero agradecer à minha tia por me emprestar os livros e por ter paciência pra esperar que eu lesse todos. ♥

O Retorno do Jovem Príncipe conta como a viagem do autor à Patagônia se tornou melhor após encontrar um jovem na estrada, que logo descobriu ser O Pequeno Príncipe que encantou a todos no livro escrito por Antoine de Saint-Exupéry que está de volta à Terra depois de anos para uma "missão" pessoal, esclarecer certas coisas.

A "missão" do Jovem Príncipe não muda nada na história, é só o motivo que o fez voltar à Terra. Sua personalidade ainda é a mesma, ele ainda é curioso e tem o dom de fazer perguntas intrigantes, é puro e sincero, mas, ao contrário de O Pequeno Príncipe, neste livro ele não ensina e não fala muito, ele escuta e aprende. Isso deixou muita gente "revoltada" (Beijo, tia!) porque é impossível que um personagem tão marcante e sábio que ensinou tanto para o aviador estivesse de volta, mas dessa vez para aprender.

O Príncipe estava bem deprimido então se ele fosse ensinar algo com certeza deixaria o leitor ainda mais triste pelo fato de ele estar mal, então acredito que isso de ele ensinar mais foi proposital pois dessa forma ele estaria expressando a sua opinião sobre o assunto, ajudando o Príncipe e também aprendendo com as perguntas do Jovem Príncipe sobre coisas que ele nunca achou que fosse discutir com alguém. Acredito que quando você diz pra alguém o que significa a felicidade para você, ela se torna mais importante porque você está reconhecendo ela. Acho que foi essa a intensão do autor, ou pelo menos o que eu entendi e me fez gostar mais do livro.

Sofri um pouco pra me adaptar à ler "Jovem Príncipe", sempre lia "Pequeno Príncipe" mas isso é o de menos, não muda nada na compreensão do livro e na minha imaginação. Eu aproveitei que não havia imagens no livro e criei meu próprio Jovem Príncipe baseado em quando ele era criança, eu gostei muito do que a minha imaginação criou.

O livro é todo fofo, com situações emocionantes e frases motivadoras. Algumas frases são bem clichês, mas as vezes um clichê faz tão bem. A linguagem usada é de fácil compreensão e eu não tive nenhuma dificuldade na leitura, as situações e pessoas são bem descritas e a história foi muito bem desenvolvida.

O Retorno do Jovem Príncipe é um livro que me ajudou a compreender várias coisas e perceber a importância que cada uma delas tem na minha vida, um livro que todos podem ler e gostar se não estiverem esperando uma "continuação" de O Pequeno Príncipe, os personagens mudaram, o autor, o período em que a história se passa e o cenário também mudaram, a única relação entre os dois livros é a vontade de mostrar para as pessoas o que realmente importa para uma vida feliz.

Eu adorei mesmo esse livro, acho que todas as vezes em que ler ele conseguirei extrair algo novo, alguma coisa boa. Recomendo muito para todos, até mesmo pra quem não leu O Pequeno Príncipe.

Autor: A.G. Roemmers
Número de Páginas: 112
Editora: Fontanar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo