Páginas

Caetés

segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Primeiro romance de Graciliano Ramos, Caetés foi publicado inicialmente em 1933. João Valério, o personagem principal, introvertido e fantasioso, apaixona-se por Luisa, mulher de Adrião, dono da firma comercial, onde trabalha. O caso amoroso é denunciado por uma carta anônima, levando o marido traído ao suicídio. Arrependido, João Valério afasta-se de Luisa, continuando, porém, como sócio da firma.
Essa foi a primeira vez que uso uma sinopse do Skoob e não escrevo uma própria por puro medo de dar spoilers, mas a sinopse do Skoob também contém spoilers. Pra falar a verdade, é possível conhecer a história inteira através da sinopse.

João Valério é um jovem metido a escritor que trabalha na firma de Adrião, que é casado com Luísa uma jovem mulher que João ama secretamente a mais de três anos. João narra através de forma simples e sincera sua frustração por não conseguir escrever seu livro sobre uma tribo indígena, seu amor por Luísa, a inveja que sente por Adrião e, finalmente, o desapego.

Eu realmente não sei o que pensar do livro, estou sofrendo uma relação de amor e ódio por ele. Quando li a sinopse fiquei toda empolgada acreditando que depois da morte de Adrião eles sofreriam uma crise e tudo o mais, mas não foi isso, nada aconteceu. Não houve nada que me emocionasse durante a leitura, mas mesmo assim eu queria continuar lendo ele e não sosseguei até terminar de lê-lo.

Talvez o motivo pela minha necessidade de terminar de ler foi por que o bibliotecário disse: "Aposto que você vai gostar.", eu gostei, mas não da forma que eu esperava. Eu adorei todos os diálogos entre os amigos de João, os personagens secundários são super interessantes e muito engraçados, o livro que João está escrevendo parece ótimo mesmo que não esteja terminado, a sinceridade com que João expressa seus sentimentos deixa o livro com um toque mais verdadeiro, mas não consegui gostar do João ou da Luísa, eles são do tipo sem sal e eu odiei a forma como a Luísa tratou o João e como ele simplesmente deixou pra lá, de uma hora pra outra, a mulher que ele amou por anos. Confesso que me interessei mais pelo livro que o João estava escrevendo do que pela sua vida "amorosa".

O livro é lotado de personagens e o narrador se refere a eles de várias formas, ás vezes é pelo nome, outras pelo sobrenome e até pelo seu emprego, isso me confundiu muito, porque além de memorizar todos os personagens e seus nomes, ainda tive que lembrar de seus sobrenomes e profissões, só consegui me acostumar com todos os nomes, sobrenomes e profissões quase no fim do livro. Eu adorei todos os personagens, exceto os dois principais, mas a que mais amei foi a Clementina, não sei bem o porque, mas a melancolia dela me encantou.

O livro tem ótimos personagens, uma ótima narrativa, um cenário que me encantou, mas uma história central que não me agradou. Mesmo estando um pouco desgostosa com ele, eu recomendo, porque vi várias pessoas que gostaram e não porque não me agradou que não agradará outra pessoa. Talvez eu tenha até deixado algo passar, o que acabou resultando em uma história sem sal sobre um individuo e uma mulher casada. Quem sabe um dia eu o leia novamente e o interprete de uma forma diferente, mas enquanto isso ficarei com a minha opinião de que o livro não tem nada realmente interessante.

Autor: Graciliano Ramos
Número de Páginas: 196
Editora: BestBolso  

  • Sobre o Autor:



Graciliano Ramos (1892-1953) foi escritor brasileiro. O romance "Vidas Secas" foi sua obra de maior
destaque. É considerado o melhor ficcionista do modernismo e o prosador mais importante da segunda fase do Modernismo. Suas obras embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro, apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse universal. Seus livros foram traduzidos para vários países. Seus trabalhos "Vidas Secas", "São Bernardo" e "Memórias do Cárcere", foram levados para o cinema. Recebeu o Prêmio da Fundação William Faulkner, dos Estados Unidos, pela obra "Vidas Secas". (Fonte)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo