Páginas

A Muralha

sábado, 3 de agosto de 2013
Cristina, natural de Portugal, chega ao Brasil para realizar o casamento com o primo, Tiago Olinto, a quem era prometida. Esperançosa por tudo o que a nova terra pode lhe proporcionar, ela não imaginava tanta frustração logo em sua chegada.

O noivo está no Sertão e ela tem de ser acompanhada por empregados e escravos índios até São Paulo de Piratininga. Ao chegar, conhece pessoas marcantes como, Isabel, Margarida, Dom Braz Olinto e seu noivo, Tiago. Sua esperança diminui mais ao conhecer melhor as pessoas e a terra que lhe prometia uma vida feliz.

Cristina conhece a guerra, a violência, as paixões e os segredos dos primeiros desbravadores do Brasil. A menina sonhadora e ingênua de Portugal não existe mais, uma mulher tomou seu lugar, desde o dia em que pisara em solo brasileiro.
Fisicamente, o livro está detonado, infelizmente não pude escolher uma capa mais bonitinha, ele era o único da estante. A capa não está rasgada nem manchada, mas o plástico está saindo, e eu tive que controlar minha mania de puxar as coisas, porque eu acabaria com a capa.

Tirando esse "probleminha de idade" da capa, o livro está em perfeito estado, e eu não me lembro de ter visto uma fonte tão bonita quanto a dele é super bem feita e detalhada, sem contar o tamanho que contribuiu bastante com a minha miopia. Não tenho nada a reclamar da edição. 

Eu estava com um pouco de medo de ler o livro por ele ter inspirado a minissérie e ouvi bastante críticas sobre ela, então quando comecei a ler fiquei com um receio de que não me agradasse tanto. Me arrependo muito por julgá-lo dessa forma.

O livro é incrível e até agora eu estou numa relação de amor e ódio com Cristina, a personagem é incrível, ela passa de menina sonhadora à mulher fria que faz suas próprias escolhas, mesmo que muitas vezes elas não me agradavam, mas que tornaram a história emocionante.

Mesmo que Cristina esteja presente na maior parte do livro, eu acredito que o foco principal seja a descoberta do país, a bravura dos homens que morriam na luta para não deixar que os reinóis (boavas) tomassem conta da terra.

Eu aprendi muito com o livro, é um romance histórico que precisa ser lido para aprendermos mais sobre como era a vida nos primeiros anos do país. De todas as descobertas do livro, nenhuma me chocou mais quanto a vida que os índios levavam, sim, eu sempre soube que houve escravidão no Brasil, mas não da forma descrita no livro,existia uma relação angustiante entre os "brancos" e os índios e ler sobre ela foi bastante ruim.

Quando terminei o livro, fiquei com um buraco no coração e fui assistir a série, não consegui terminar nem o primeiro capítulo, pois tenho aquela mania de querer tudo totalmente idêntico ao livro, então foi decepcionante pra mim ver novos personagens, encontrar um Beatriz no lugar da Cristina, não vi necessidade em trocar os nomes, mas um dia ainda assisto a minissérie completa.

A Muralha é um livro surpreendente, que despertará uma série de sentimentos positivos e negativos, mas, acima de tudo te fará querer mais. Uma emocionante história de uma mulher descobrindo seus sentimentos e valores numa terra recém descoberta.
Alguns alunos, têm a mania de deixar algo dentro dos livros que emprestam para deixar "marcado" que eles leram os livros, eu mesma já encontrei muitos bilhetinhos com nome e série de quem emprestou, mas esse bilhetinho particularmente me fez rir. Antes de eu emprestar o livro, meu amigo Dionny emprestou e eu jamais imaginaria que ele fosse "marcar" um livro também, então por um motivo desconhecido eu desatei numa crise de riso assim que o encontrei e por outro motivo desconhecido, eu estou mostrando a vocês e ainda rindo.

Autora: Dinah Silveira de Queiroz
Número de Páginas: 414
Editora: Record

  • Sobre a Autora:



Diná Silveira de Queirós (São Paulo, 9 de novembro de 1911 — Rio de Janeiro, 27 de novembro de 1982) foi uma romancista, contista e cronista brasileira.  Sua estreia em livro se deu em 1939 com o premiado romance Floradas na Serra, que teve enorme êxito entre os leitores. Em comemoração aos quatrocentos anos da fundação de São Paulo, Diná publicou em 1954 o romance A Muralha. Este e Floradas na Serra tornaram-se seus trabalhos mais conhecidos e são, até hoje, reeditados. A escritora foi uma das pioneiras no gênero de ficção científica no Brasil e fez incursões também pelo gênero fantástico. (Fonte)

6 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro... Mas uma pra minha lista de comprinhas no sebo haha
    Adorei o Post.
    Beijos,
    Italo.

    http://www.incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai ser bem fácil encontra-lo num sebo, e vale muito a pena :3

      Excluir
  2. Nossa eu quero esse livro agora...
    Não tenho dado o devido valor a Literatura Nacional, infelizmente, mas vou ver se consigo esse livro.
    Obg pela visitinha lá no meu cantinho, e já estou te seguindo viu?
    bjo: Néury
    http://entreversoseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca dei muita atenção para a nossa literatura, mas quando comecei a conhece-la, me encantei vale muito a pena conhecer um pouco mais sobre as obras e os autores de nosso país.

      Eu é que agradeço pela visita, seja muito bem vinda ♥

      Excluir
  3. Ooi Tati :))
    Gosto muito de história, e o livro parece ser muito bom, já quero lê-lo, vou colocar na lista de desejos ^^
    Muito boa a sua resenha *-*
    Seu blog é um show, amei <3 , já estou seguindo e vou colocá-lo como blog parceiro okay?

    Beijocas, até mais!
    mmanythings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você vai gostar, é um ótimo romance histórico. *-*
      Anjo, também adorei seu blog, será uma honra estar entre os seus parceiros.

      Obrigada, mesmo. ♥

      Excluir

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo