Páginas

A Lista de Schindler

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Oskar Schindler um bem-sucedido industrial que saiu de Zwittau para tentar carreira em Cracóvia, com amigos influentes, uma linda mulher, maravilhosas amantes e um grande espirito humanitário, que não sessou até conseguir fazer algo para salvar seus empregados judeus do terrível regime nazista durante a Segunda Guerra.

Através de subornos, Oskar finalmente consegue abrir uma fábrica na Tchecoslováquia, onde abrigou e protegeu mais de mil judeus, selecionados através de uma lista feita por ele, salvando-os dos fornos de Auschwitz.

Com a ajuda de relatos de judeus salvos por Oskar e pessoas próximas a ele, o autor conta a história de um único homem que salvou a vida de centenas de pessoas sem pedir nada em troca e mostra também como ter o nome na lista de Schindler era, para um judeu, uma garantia de vida. 
Fisicamente o livro não tem nada de especial, a fonte usada é normal, os capítulos são divididos por números, são 38 capítulos, por ser um livro de bolso, a capa é bem mole, talvez a única coisa mais especial que eu pude ver no livro foram os números e letras em vermelho na capa, que se for o que eu imagino, são as tatuagens que os prisioneiros recebiam nos campos de concentração esse detalhe pra mim foi incrível.

O que complicou um pouco foram as palavras em alemão, algumas tinha uma tradução entre parenteses ou nas notas de rodapé, outras não. No final do livro tem o apêndice com os patentes da SS e seus equivalentes no exército e eu me confundi muito com nomes tão grandes e tão parecidos, então as vezes dava uma perdida na leitura. 
"Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro" 
Eu li tanto sobre esse livro que quase não me aguentei quando minha irmã me ligou dizendo: "Tati, tô na Americanas, não tem muito livro aqui mas eu já escolhi uns pra mim só não sei qual levar pra você, tem um aqui sobre um tal de Schindler, mas não sei se é bom." e foi mais ou menos depois disso que eu comecei a gritar feito uma louca que o livro era sobre fatos da Segunda Guerra e eu amava qualquer coisa que fale sobre a Segunda Guerra. Não, eu não acho a guerra, Hitler, a morte de judeus interessante, mas me interesso por qualquer romance-histórico que me ensine um pouco mais sobre algo tão importante na história.

Eu estava super entusiasmada para lê-lo, mas depois de um tempo a leitura ficou cansativa, porque eu queria apenas saber sobre a lista e sobre os judeus salvos, e isso não acontece antes das 300 primeiras páginas. Mesmo que o próprio título fale sobre a lista que salvou centenas de judeus, eu acredito que esse não seja o ponto principal do livro e sim todos os acontecimentos que levaram Oskar a se revoltar contra o sistema e fazer de tudo para salvar o máximo de pessoas que pudesse.

A narrativa do livro é ótima, enquanto lia, pude imaginar o autor sentado na minha frente e contando tudo o que aconteceu, ele interage a todo momento com o leitor. Além disso, ele é fiel aos fatos e não diz nada que não tenha sido comprovado. Através dessa narrativa, o autor conseguiu transmitir o seu sentimento e o sentimento de cada personagem para o leitor, sem deixar passar nenhum detalhe importante, ele emociona.

É impossível não se comover com os acontecimentos do livro, eu teria que ser uma pessoa muito insensível para não sentir nada com os relatos dos prisioneiros dos campos de concentração, de tudo o que eles viram e viveram lá dentro, todas as execuções, a fome, a miséria, a frieza com que os SS tratavam os judeus. É impossível ler e não chorar com Oskar, a única pessoa que vê os judeus como quem eles realmente são: seres humanos.

Mesmo sendo incrível e emocionante, eu não consegui me sentir bem quando terminei de lê-lo. É difícil ler sobre tantas atrocidades sabendo que tudo aquilo aconteceu realmente, eu já sabia sobre a Segunda Guerra e as mortes nos campos de concentração, mas eu nunca soube sobre os campos através dos próprios judeus. É terrível ler sobre "humanos" neutralizando outros humanos como se eles fossem simples insetos, sobre o ódio em seus corações por pessoas de raças diferentes. Ao ler uma cena em que a vitima foi uma criança de menos de cinco anos eu fiz aquela pergunta que qualquer pessoa faz ao ver alguma noticia no jornal sobre um assassino cruel: Como eles conseguiam dormir à noite?

Depois de ler o livro eu percebi que, mesmo no pior capítulo da História do mundo, ainda existe esperança, pois em pleno regime nazista um homem conseguiu mudar o destino de mais de mil judeus, dando tudo de si sem pedir nada em troca, um homem que precisa ter sua história conhecida por todos e não há forma melhor de conhece-lo do que pelos seus judeus, as provas vivas de que existiu um herói em uma época onde não existia a esperança, os judeus que ajudaram a criar A Lista de Schindler, um dos melhores livros baseados em fatos reais que eu já li.

É sério, vocês precisam ler esse livro.

Autor: Thomas Keneally
Número de Páginas: 532
Editora: BestBolso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo