Páginas

A História Sem Fim

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Em uma manha chuvosa e fria de novembro, a calmaria da pequena loja e a leitura de Karl Konrad Koreander foi interrompida por um garoto baixo e gordo, de uns dez ou doze anos chamado Bastian Baltasar Bux, que fugia dos meninos de sua escola que tentavam agredi-lo.

Logo o garoto descobre o livro que Karl estava lendo e se sente completamente atraído por sua capa cor de cobre e o desenho de duas serpentes, uma clara e outra escura, uma mordendo a calda da outra. Sem pensar duas vezes, Bastian aproveita a ausência de Karl e rouba o livro, levando-o para o porão de sua escola, onde pode lê-lo.

Um mundo mágico espera Bastian nas páginas de A História Sem Fim, onde o menino conhece Atreiú, o enviado da Imperatriz Criança, que precisa encontrar o salvador de Fantasia, a pessoa que salvará o reino de sua destruição. Além de uma boa leitura, Bastian não imagina que o livro também lhe proporcionará uma grande aventura.
Eu poderia falar muito da edição desse livro porque ela é perfeita demais, toda detalhada, toda colorida, toda fofa. O livro me chamou a atenção logo na primeira página, nunca tinha visto um livro com letras vermelhas e não com as tradicionais letras pretas.

Quando a história finalmente começa de verdade e nós acompanhamos junto de Bastian as aventuras de Atreiú, as letras são escritas de verde e quando lemos sobre a situação de Bastian na escola, as letras são vermelhas, em certo ponto do livro isso muda, mas não darei spoilers.

Outra coisa, minha "coisa" favorita, que tornou o livro apaixonante foi que cada capitulo se inicia em ordem alfabética e as letras que dão inicio aos capítulos são enormes e todas desenhadas com elementos daquele capítulo, mostrei isso pra todas as pessoas que possíveis, achei a coisa mais linda que eu já vi. Um detalhe muito fofo também são os raminhos de folhas vermelho ao redor do número da página verde.

Sem dúvidas esse é o livro mais bonito de 2013. ♥
A história sem fim é um livro mágico, em todos os sentidos. Mudou Bastian enquanto ele lia e me mudou enquanto eu lia, um livro que estimula a imaginação, que nos faz acreditar que exista um mundo mágico habitado por seres encantados, nos faz acreditar em Fantasia.

Bastian é um garoto diferente dos outros de sua idade e por ser diferente, ele acaba sofrendo agressões físicas e verbais de seus colegas de escola, em uma manhã enquanto fugia de seus agressores, Bastian entra na loja de Karl e fica maravilhado com a quantidade de livros que encontra, mas um em especial chama sua atenção e, sem perder tempo, o rouba na primeira oportunidade.

O que era pra ser apenas apenas uma leitura, se tornou uma aventura inesquecível para o menino. A História Sem Fim, apresenta à Bastian um mundo novo, que está prestes a ser destruído. A catástrofe denominada "O Nada" se espalhou por todos os reinos da fantasia e apenas uma pessoa pode impedir que o Nada destrua Fantasia. Enviado pela Imperatriz Criança, Atreiú é o escolhido para encontrar salvador de seu mundo.

Através da leitura, Bastian conhece fantasia e todos os seus reinos e moradores, todos os seres mágicos que ali habitam, o menino fica encantado por cada reino e cada habitante do mundo recém descoberto e não sossegará até ver que Fantasia está salva da destruição do Nada.

Eu nunca tinha ouvido falar do livro ou nem sabia da existência do filme, mas morri de alegria quando a professora me deu ele, talvez eu já sentisse que ele seria tão lindo. É possível isso?

Bastian é um garotinho adorável e fofo, que muda bastante no decorrer do livro, deixa o medo de lado e se torna muito corajoso, mas sua mudança também fez com que eu sentisse um pouco de pena e até raiva dele, mas passou a raiva e eu fiquei só com pena e torcendo por ele. Atreiú é um guerreiro, corajoso e sábio como nenhum outro, foi mais que merecido a confiança que a Imperatriz Criança depositou nele, além de ser um grande amigo do Dragão da Sorte Fuchur um dos personagens mais bonitos do livro.

Fantasia é um mundo encantado e eu tive a oportunidade de conhecer cada um de seus reinos junto de Bastian, Atreiú e Fuchur. Cada reino é descrito com tanto detalhe que me deixou até com vontade de ir visita-los, cada mínimo detalhe fez com que eu me apaixonasse mais por Fantasia e seus habitantes.

Nenhum outro livro estimulou tanto minha imaginação como esse, não apenas por causa dos cenários ou dos personagens, mas depois que terminei fiquei imaginando quais outros reinos poderiam existir e quais outras aventuras viveriam os personagens, não me achem boba, eu tenho uma imaginação fértil e esse livro só fez ela crescer mais.

Esse livro me cativou de todas as maneiras possíveis e acho que todos deveriam ler, principalmente aquelas pessoas que deixaram de acreditar no maravilhoso, nos outros mundos além do nosso, nas criaturas que neles habitam e nas aventuras vividas por elas. A História Sem Fim fará renascer a chama da imaginação que foi apagada com o passar do tempo. 

Com um cenário mágico, personagens apaixonantes e uma lição que levarei pra vida toda: não importa o quanto os homens envelheçam, todos precisamos acreditar na magia, usar a imaginação, pois assim seremos mais felizes e manteremos viva a Fantasia, esse mundo mágico que conhecemos através de A História Sem Fim.

Autor: Michael Ende
Número de páginas: 396
Editora: Martins Fontes

2 comentários:

  1. Suas resenhas são as minhas favoritas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! como você é linda. *-*
      E são pessoas como você que me motivam a escrevê-las.
      Muito obrigada, mesmo. ♥

      Excluir

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo