Páginas

O Diário de Anne Frank

quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Durante os anos de 1942 a 1944 a jovem Anne Frank escreveu seu diário. A menina que levava uma vida ativa, cheia de amigos e vários admiradores vê tudo o que ela ama ser levado pela Segunda Guerra Mundial, principalmente sua liberdade.

Com a caça a judeus na Holanda, Anne e sua família se veem obrigados a se esconder em em cômodos secretos de um edifício comercial onde seu pai trabalhou. Além da família Frank, estavam escondidos também O Sr. e Sra. Van Daan, seu filho Peter Van Daan e o colega de quarto de Anne, Albert Dussel. Anne relata em seu diário a convivência no "anexo secreto".

Durante os anos em que ficou escondida, Anne se dedica a relatar tudo o que acontece no Anexo e também tudo o que ela sabe sobre a Guerra. Em seu diário ela expressa suas opiniões e sentimentos sobre qualquer assunto e, com o passar do tempo e das páginas do diário, Anne vai se tornando uma pessoa mais madura, deixando de ser uma menina e passando a ser uma mulher.
"O mundo vai continuar girando sem mim, e não posso fazer nada para mudar os acontecimentos. Vou deixar que as coisas sigam o seu rumo e me concentrar nos estudos e na esperança de que tudo acabe bem."
É difícil começar a escrever sobre algo tão íntimo e tão profundo, me sinto um pouco esquisita em ter que dar minha opinião em algo tão pessoal, tão verdadeiro e tão maravilhoso.

Após sua irmã. Margot, receber uma carta da SS obrigando que ela vá para um campo de concentração, Anne e sua família se mudam para os cômodos secretos da fábrica onde Otto, pai de Anne, trabalhava. Logo o Anexo Secreto passa a abrigar a família Van Daan e o Sr. Dussel. Anne descreve em seu diário como é estar escondida no meio de uma guerra onde tantos judeus foram exterminados.

Anne Frank é uma menina de 13 anos que tem sua vida livre, rica, popular e feliz devastada pela chegada da Segunda Guerra e teve que sacrificar sua liberdade, riqueza, amigos e felicidade para preservar o seu maior bem: sua vida. Ela é obrigada a viver 24 horas com desconhecidos que não suporta que a comparam com sua irmã, com familiares que não a entendem e num lugar onde não tem privacidade onde todos a julgam. Durante mais de um ano ela vive em silêncio, com medo e incompreendida tendo como unica companheira Kitty, a "amiga" pra quem ela escreve o diário.

Os sentimentos de Anne são expostos de uma maneira tão sincera e tão verdadeira que foi impossível não me emocionar. Como toda garota que está entrando para a fase da adolescência Anne está com os sentimentos à flor da pele, vive em um misto de raiva, tristeza, depressão e os poucos momentos em que está realmente alegre são seguidos por momentos pessimistas, a Guerra também interferiu nos sentimentos de Anne, deixando as situações piores do que elas seriam se todos não estivessem escondidos e com medo de serem descobertos ou mortos por nazistas. Mesmo com toda a tensão, ela ainda tem esperança que tudo termine bem e essa é uma atitude muito corajosa na minha opinião.

O Diário de Anne Frank é uma grande motivação, ler sobre tudo o que Anne passou e ver que mesmo assim ela tem vários planos para o futuro e não pensa em desistir é algo consolador e me fez pensar em tantas vezes que me senti mal por algo e simplesmente tive vontade de jogar tudo pro alto e desistir. Eu só posso dizer que esse livro foi maravilhoso e tocante para mim e se existe algo ruim nele é o fato de que tudo realmente aconteceu e todos nós sabemos o fim da história.


Autora: Anne Frank (edição definitiva por Otto Frank e Mirjam Pressler
Número de Páginas: 373
Editora: BestBolso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo