Páginas

Incentivo à leitura em escolas públicas

sábado, 9 de novembro de 2013
"Ai, essa menina adora tirar fotos enquanto eu durmo." — Cornélia
Olá pessoas maravilhosas! Ontem quando vi que já haviam 99 postagens no blog fiquei pensando que a postagem número 100 deveria ser algo mais especial, algo pra comemorar os cem posts, então resolvi comemorar também os livros que o Governo distribuiu para os alunos das escolas públicas, porque esse foi o meu momento mais esperado do ano e foi maravilhoso quando me chamaram pra buscar o meu kit de livros.

Todo ano são distribuídos para cada série um kit contendo 3 livros pra cada aluno, neles sempre contém um livro de poesias, outro de contos e um Romance, cada série recebe um kit diferente. Minha prima estuda no primeiro ano e, como ela não lê, me deu o kit dela e uma amiga da minha irmã do terceiro ano também me deu o kit. Como eu não leio poesia, dei os dois livros de poesia pra minha amiga Karen que é apaixonada por esse tipo de leitura, só não dei o outro livro porque ela já tinha ganhado. Sobraram 7 livros que quero mostrar à vocês.
Imaginem a alegria da pessoa quando abre o kit do primeiro ano e dá de cara com O Diário de Anne Frank, quase chorei de emoção e comecei a ler no mesmo dia, já estava querendo esse livro faz tempos mas achava muito caro nas livrarias e ver ele ali, de graça, foi maravilhoso, semana que vem tem post sobre ele no blog.
Quem tem medo de vampiro? veio no kit do terceiro ano e eu amei esse nome e essa capa, é uma pena que não dê pra ver direito o cara ali atrás, a qualidade da foto não ajuda muito. Li sobre ele e achei super interessante, lerei em breve. 
Gente, já postei sobre dois livros do Menalton Braff aqui no blog, sempre quando ia num sebo procurava um livro dele e nunca encontrava. Pensem numa pessoa feliz quando viu que À sombra do cipestre estava entre os kits do segundo ano (minha série), fiquei tão feliz. Espero ler logo pra conhecer os contos do autor.
Lendas brasileiras também veio no kit do primeiro ano, eu dei uma folheada nele e achei a edição dele muito bonita e tem umas lendas que nunca tinha ouvido falar, espero que tenha a lenda da Vitória Régia que é minha preferida, gosto muito de lendas, acho que elas nos aproximam um pouco mais do nosso país.
Não é um sonho! Admirável mundo novo estava entre os livros do kit do terceiro ano e eu quase enlouqueci quando vi, falam tanto desse livro que eu preciso ler pra ver se ele é bom mesmo. Também tava morrendo de vontade de lê-lo e o Governo leu minha mente, tô amando ter esse livro na estante.
Poemas para ler na escola foi o único livro de poemas que eu não dei pra minha amiga, pois como ele veio no kit do terceiro ano e ela está no terceiro ano, ela ficaria com dois livros iguais. Vou ler ele pra ver se aprendo a gostar mais de poemas e poesias, acho que meu maior problema é que quero lê-los como se lê um Romance e isso não tá certo, treinarei com ele.
Esse livro também veio no kit que minha série ganhou, li um pouco sobre ele e achei bem interessante e também achei a capa linda, adoro coisas douradas. A Maquina do tempo será um que lerei muito em breve, não conseguirei deixar ele parado na estante por muito tempo.
Todos os livros juntos e ali atras estão as caixinhas em que eles vieram. 
Esse ano os kits vieram repletos de clássicos, fiquei sabendo que outras séries ganharam O Morro dos Ventos Uivantes, História Sem Fim, Meu Pé de Laranja Lima e outros livros que auxiliam bastante em vestibulares e, principalmente, incentivam a leitura, eu acho esse gesto muito legal, meu primeiro livro lido de verdade foi O Coruja que veio num kit na sexta série, então acho que muitos começam a ler e mantém o habito de leitura graças à essa iniciativa.

Alguém aqui estuda em escola pública do Estado de São Paulo? O que acharam dos livros e da iniciativa do Governo? Eu gostei de cada um deles e lerei todos para falar um pouco mais deles pra vocês.

2 comentários:

  1. Eu estudo em escola pública e nunca ganhei algum kit desses, que invejinha ):
    É realmente uma pena, pois a nossa escola não oferece tanto incentivo, e muito do incentivo é tão forçado que chega a ser ridículo a tentativa.
    O Diário de Anne Frank é MUITO bom, eu li ele à algum tempo e gostei muito mesmo, é o tipo de história que te marca pra sempre.
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sério? Que chato isso :(
      Eu acredito que todas as escolas deveriam incentivar mais a leitura, mas sem forçar a nada, simplesmente mostrar aos alunos como ler é bom e não forçá-los a ler.
      Eu terminei de ler O diário de Anne Frank ontem e é ótimo, realmente é marcante.

      Um beijo. ♥

      Excluir

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo