Páginas

Jornada pelo Rio Mar

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Maia é uma menina inglesa de 13 anos que perdeu os pais quando ainda era muito nova, desde então ela vive na Academia Mayfair Para Moças. Seu tutor, o sr. Murray, interrompe sua aula sobre o rio Tâmisa para das a notícia que mudaria para sempre a vida de Maia: foram encontrados parentes seus em Manaus e eles estavam dispostos a adotá-la.

Ela descobre que os Carter, seus tios de Manaus, têm filhas gêmeas e é tomada por uma empolgação enorme por saber que terá companheiras para explorar a grande floresta amazônica. Toda a sua empolgação e esperança de ter uma vida cheia de aventuras em um país desconhecido é destruída após descobrir que seus novos parentes fazem de tudo para viver como viviam na Inglaterra.

O espírito aventureiro de Maia desperta quando ela conhece Clóvis, um garoto inglês que odiou a Amazônia e quer voltar pra casa; e Finn, filho de um explorador inglês com uma índia, que está sendo procurado para ser levado de volta à Inglaterra mas sabe que seu lugar mesmo é na Amazônia. Maia fará de tudo para que Clóvis realize seu sonho de voltar para casa e Finn possa finalmente viver no lugar que ele tanto ama.
Eu tinha uma lista de livros para emprestar na biblioteca da escola, mas quando vi a lombada desse livro esqueci de todos os outros. Não consigo explicar minha paixão por borboletas e acho que foi esse o motivo de eu ter pego o livro sem nem mesmo pensar em ler sobre o que ele se tratava.

Toda a edição desse livro é linda, as cores usadas na capa combinam perfeitamente e eu adorei aquele "carimbo" do Brasil do lado da borboleta. Apesar das folhas serem brancas elas são todas decoradas, com um detalhe fofo junto ao número da página e uma fonte linda foi usada para indicar os capítulos.

Sem dúvidas o livro entrou pra lista dos que têm uma edição ótima e bem trabalhada, sua edição é só mais um dos motivos para eu amar os livros editados pela Rocco.
Como já disse, peguei esse livro só pela borboleta na capa e quando fui ler sobre o que ele se tratava me senti um pouco boba, pois achei que o livro nem seria tão interessante, afinal, o que uma menina de 13 anos pode fazer por dois garotos em um lugar totalmente desconhecido? Me surpreendi ao perceber que Maia faria tudo o que estivesse ao seu alcance e não seria a idade ou o lugar que a fariam desistir.

Maia tem um espirito aventureiro e cria milhões de expectativas ao descobrir que irá para Manaus, a ideia de explorar um lugar desconhecido é empolgante, principalmente quando há tantos animais e plantas exóticas para conhecer. A menina logo percebe que será impossível explorar morando com os Carter, uma família que odeia insetos, comida típica da Amazônia, os índios e qualquer coisa que não seja da Inglaterra. Tendo que viver o dia todo trancada em casa Maia vira amiga dos criados dos Carter e é através deles que ela conhece Finn e vive uma aventura emocionante para realizar o sonho do amigo de viver para sempre na Amazônia.

Nunca tinha lido um livro de um autor estrangeiro falando sobre o Brasil, principalmente falando sobre Manaus uma parte do Brasil ainda não muito conhecida por estrangeiros que parecem conhecer apenas o Rio de Janeiro e São Paulo. A autora explica que seu amor por Manaus começou quando um amigo dela, que havia conhecido a cidade, lhe contou as maravilhas encontradas lá, os pássaros, árvores e pessoas encantaram a autora de tal modo que ela precisava escrever sobre um lugar tão maravilhoso.

A beleza descrita no livro me fez querer ir para Manaus e, quem sabe, encontrar Maia e Finn por lá. Todos os personagens são interessantes, até mesmo as gêmeas irritantes, mas os que mais me chamaram a atenção foram Finn e Maia, com sua determinação, coragem e inteligência eles conseguem fazer dessa aventura algo único. Não sei se teria coragem de embarcar em uma jornada tão perigosa, mas se fosse ao lado dos dois, eu iria sem medo, eles passam uma confiança para o leitor, uma segurança que nos deixa perceber que, se for pra correr perigo, correrão perigo juntos.

Jornada pelo Rio Mar mostra, pelos olhos de uma menina inglesa, as belezas de Manaus e, principalmente, a importância de uma amizade verdadeira, que vale a pena correr todos os riscos e cruzar países para ajudar aqueles que realmente amamos. Eu adorei esse livro, pela edição, pela história e por tudo nele, mesmo que pareça "bobinho", vale muito a pena lê-lo.

Autora: Eva Ibbotson
Número de Páginas: 258
Editora: Rocco


Gente, esse post era pra ter saído ontem, mas me perdi completamente com o começo do horário de verão e perdi muito tempo jogando Candy Crush (me julguem). Espero que vocês tenham gostado da resenha e que se interessem pelo livro, ele é ótimo. ♥

2 comentários:

  1. Que livro lindo! Realmente, as edições da editora Rocco são as melhores, o pessoal lá sabe o que faz. Parece muito fofo e divertido, amei a resenha!

    Beijos da Lu,
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é uma graça mesmo, a Rocco sempre capricha nas edições.
      O livro é uma fofura pura e bastante emocionante. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo