Páginas

Das páginas às telonas: Meus 5 livros favoritos que viraram filmes

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Não sou muito de assistir filmes, principalmente quando esses são adaptações de livros, prefiro lê-los, pois na maior parte das vezes acabo me decepcionando com eles. Fica aquela sensação de: "Poxa, não era assim que eu esperava. Não foi assim que eu imaginei essa cena.", então, hoje trago a vocês 5 filmes baseados em livros que eu amo e que não me decepcionaram.

"A gente aceita o amor que acha que merece"

Não há muito para falar sobre As Vantagens de Ser Invisível, apenas dizer o quando o filme é incrível e fiel ao livro. Talvez todo adolescente que já leu o livro ou assistiu o filme se identificou, nem que seja em um minimo detalhe, com Charlie, o menino tímido que acaba de entrar para o colegial e tem que encarar sua posição de novato. Após uma série de acontecimentos em sua vida - a morte da tia e o suicídio de seu melhor amiga - Charlie passa ter ter uma visão peculiar da vida. Tudo parece complicado, até ele começar a conversar com a única pessoa que entende sua personalidade: seu professor de literatura. Mas, a grande mudança em sua vida ocorre quando ele conhece Sam e Patrick.

"As coisas que você possui, acabam possuindo você"

Sei que estou quebrando a primeira e mais importante regra, mas eu preciso falar sobre o Clube da Luta. O filme/livro trata sobre a sociedade atual de uma maneira nada convencional. Ao contrário do que muitos pensam sobre o filme não se trata de pura violência, nem a banaliza. Clube da luta é um filme ideológico, com uma crítica bem acida sobre a sociedade moderna. Jack é um executivo neurótico que tem uma vida monótona e busca no consumo a satisfação pessoal. Vive uma vida confortável, mas sua ansiedadeo faz criar situações que o levam a conhecer pessoas como Tyler Durden que apresenta a Jack um grupo secreto que encontra nos combates corporais um meio de extravasar suas angústias e tensões.

"O povo não deve temer seu governo; o governo deve temer seu povo."

Algumas pessoas não contam os quadrinhos como livro, mas eu conto e, de qualquer modo, V de Vingança teria de estar nesse top 5. Lembrando que esse post é sobre os filmes fiéis aos livros e a ordem será de acordo com a minha preferencia literária e a "obediência" do filme ao livro. Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor o regime totalitário, Evey Hammond é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado conhecido apenas pelo codinome "V". Ao convocar seu compatriotas e se rebelar contra a tirania e opressão do governo inglês, V provoca yma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta conhecer mais sobre V, ela termina descobrindo quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer justiça e liberdade ao país.

"As sombras são tão importantes quanto a luz."

Baseado no livro da minha irmã Brontë favorita (Charlotte Brontë), Jane Eyre conta a história de uma menina órfã que após ter uma infância difícil e ser levada para um internato, resolve virar governanta em Thornifield Hall, onde conhece o misterioso e frio dono da casa Edward Rochester. Aos poucos Jane vai se aproximando do patrão e acaba se apaixonando por ele. Quando descobre que esse amor é retribuído a jovem aproveita a recém descoberta felicidade, sem saber que os segredos desse homem podem destruir esse sentimento.

"Pessoas sem um propósito são pessoas quebradas."

Eu não conseguiria deixar esse filme fora do post e não o aceitaria em uma outra posição. O filme teve 11 indicações ao Oscar 2012, das quais venceu 5, o que é bem merecido, pois do começo ao fim o filme é incrível. A Invenção de Hugo Cabret conta a história de Hugo, um garoto que, após a morte do pai, passa a morar na estação de trem com seu tio, onde ele aprende a ajustar os relógios da estação e mantê-los funcionando. Antes de sua morte seu pai  lhe dá um autômato com defeito, que juntos passam a concertá-lo para a descobrir sua mensagem, desde então, concertar o robô é a prioridade de Hugo e uma forma de manter a memória do pai viva. Tudo muda quando ele encontra Isabelle, uma das peças principais que faltava para Hugo finalmente desvendar o mistério do autômato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo